23 de abr. de 2011

Ótica

Problema 1


Link para o applet:
Um feixe de raios de luz paralelas no ar (n = 1.0) se propagando para a direita entra e sai de outro meio. Ambas a posição da fonte e a direção do feixe (ângulo da fonte) podem ser ajustados clicando e arrastando o círculo amarelo (fonte). O ângulo pode ser medido clicando fora da fonte.

Pergunta:
(a) Uma fonte de luz emite um feixe como mostrado na simulação. Qual é o índice de rrefração da substãncia? Lembre-se que você pode clicar e arrastar tanto a posição quanto a direção da fonte.
(b) Clique e arraste a fonte de luz para a região de maior íncice de refração. Ajuste o ângulo da fonte de modo a obter reflexão interna total. Qual é esse ângulo crítico?


Problema 2



Link para o applet:
Descrição:
Uma fonte pontual emite luz que,e ventualmente, alcança um espelho. A posição da fonte pode ser ajustada usando o mouse.

Pergunta:
Uma fonte pontual de luz é colocada à esquerda do espelho. Você pode arrastar esta fonte para qualquer posição. encontre a distância focal do espelho.


Problema 3


Link para o applet:

Descrição:
Uma fonte pontual emite um cone de luz antes que ela passe através de duas lentes. A posição da fonte pode ser ajustada com o mouse.

Pergunta:
Duas lentes, uma ocular e uma objetiva, são usadas para construir um microscópio. Onde a objetiva deve ser posicionada para uma visão ótima com o olho relaxado? Voceê pode focar o microscópio clicando e arrastanto o objeto para diferentes posições. A distância está em cm.


Problema 4

Link para o applet:

Descrição:
ondas são criadas em um tanque de ondas sempre que o botão "play" for pressionado. O mouse pode ser usado para indicar as coordendas de pontos na tela.

Pergunta:
Uma dupla fenda está escondida em algum lugar abaixo da janela da animação. Qual é a sepração das fendas? Você pode obter as coordenadas (x,y0 em qalquer ponto clicando e arrastando a ponteira do mouse dentro da animação. Assuma que todas as medidas estão em nanometro (nm).