Laboratório Virtual de Física


Adquira conhecimentos concretos de conceitos abstratos de Física
praticando interativamente os apllets selecionados.
Para acessar, clique no título ou na imagem do applet.
No site físicanimada.net.br disponibilizmos um roteiro de atividade
para cada applet, a fim dele ser explrado mais satisfatoriamente.


Imagem
Comentários e links
Paquímetro. Instrumento simples de medida de precisão usado para medir comprimentos de alguns mm até alguns cm.  Aprenda e adquira habilidade de uso do paquímetro medindo o diâmetro de esferas. Escreva no retângulo o valor medido e verifique se o valor da sua resposta está correta.
Micrômetro. Assim como o paquímetro, o micrômetro é um instrumento de medida de precisão. Adquira habilidade de uso do micrômetro medindo o diâmetro de esferas. Escreva no retângulo o valor medido e verifique se a sua resposta está correta.
Construido Gráficos. Arraste com o mouse os pontos de dados com suas barras de erros e escolha o tipo de ajuste de curva desejado: linear, quadrático, cúbica our quartica. A estatística do chi-quadrado é mostrado para indicar se o ajuste está bom. Tente também encontrar manualmente os melhores parâmetros de ajuste da curva.
Adição de vetores. Aprenda a acicionar vetores. arraste os vetorse para o gráficos, mude os seus módulos (comprimento) e direção (ângulo) e some-os. O módulo, a direção e as componentes do vetor resultatnte são mostrados em diversos formatos.
Gráficos de polinômios. Aprenda sobre polinômios gráficos. A forma da curva muda quando as constantes são ajustadas. Observe as curvas para os termos individuais (p. ex., y = bx), a fim de verificar como elas se somam para gerar curas polinomiais.
Imagem de Cálculo no Gráfico
Cálculo no gráfico. Desenhe um gráfico de qualquer função e veja gráficos de sua derivada e integral. Não se esqueça de usar os controles de ampliar/reduzir sobre o eixo-y para ajustar a escala.

Plano Inclinado. Desenvolva habiliade no problema clássico de física do plano inclinado sobre o qual um bloco desliza sem atrito. Entendendo este problema, você resolverá vários outros problemas de física. Experimente diferentes condições de: ângulo, massa etc.
A escada. Analise as condições necessára para o equilíbrio estático de um objeto, neste caso, de uma escada apoiada a uma parede. Altere ocoeficiente de atrito estático e o ângulo inicial de inclinação da escada e veja o impacto no torque e ana força. evite acidentes!
Projétil. Lance diversos objetos de um canhão e aprenda sobre o movimento de projétil. Ajuste o ângulo, a velocidade inicial a massa e a resistência do ar e estude a fundo um dos fenômenos mais tradicionais da física. Tente acertar o alvo posicionado em um ponto qualquer.
Projétil. Divirta-se e aprenda física com esses dois applets tipo jogos de movimento de projétil. Entenda como os objetos se movem quando projetados no ar. Veja quão promissora pode ser a carreira de motocross ou de um caçador!
Jogo do Projétil. Diferentes objetos são lançados do alto de dois edifícios. Tente pegá-los para não cairem no chão. Faça os cálculos para não errar! Seus conhecimentos de Física vão ajudar.
Pêndulo simples. Realize experimentos do pêndulo simples na Terra e em outros ambientes de gravidade. Selecione a massa o comprimento do pêndulo e meça o seu período de oscilação. Obtenha a gravidade g da Terra e de outros planetas. O período depende da massa e do comprimento do pêndulo?
Lei de Hooke. Comprove a validade da lei de Hooke: F = -kDx. Obtenha a constante elástica, k, de diferentes molas e use-as como dinamômetro para determinar a massa de alguns objetos. Realize os experimentos em diferentes ambientes de gravidade. Use esse experimento para obter a gravidade, g, de diferentes plantas.
Movimento circular. cAprenda com este applet os conceitos básico se dinemática e de forças sobre objetos em movimento circular uniforme. Verifique o efeito da massa e e da velocidade do objeto sobre a força e a aceleração, abos mostrados numericamente e graficamente.
Movimento circular com elevação. Dirija um carro de corrida e aprenda conceitos de lei da inércia, força centrípeta e o impacto de variávies como a inclinação da pista, a velocidade do carr, e o coeficiente de atrito. Tente diferentes combinações dessas variáveis para evitar acidente!
Movimento circular com elevação. Movimento de um carro sobre uma pista circular com elevação. Ajuste o ângulo de inclinação da pista, o coeficiente de atrito, o raio (posição do carro ao eixo do círculo), a massa e a velocidade do carro. Ponha o carro em movimento e verifique se ele derrapa ou não. Seja um bom motorista nas curvas!
Conservação do momento angular. Verifique o papel do raio e da velocidade de rotação do boneco na lei da conservação da quantidade de movimento (momento) angular. Experimento diferentes valores de velocidades de rotação e raio do boneco no seu movimento de rotação.
Gravitação universal. Verifique a validade da lei de Newton da Gravitação: a força gravitacional entre dois objetos é proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os centros dos objetos. A constante de proporcionalidade é a constante universal da Gravitação, G. Experimente diferentes distâncias e massas.
Velocidade de Escape. Qualdo se lança um um objeto para o alto (da Terra), existe uma velocidade a partir da qual o objeto não retorna mais. Esta velocidade é é a velociade de escape (da Terra). Cada planeta possui a sua velocidade de escape. Explore mais o conceito de velocidade de escape.

Balão e Empuxo. Realize este experimento com um balão de hélio, um balão de ar aquecido, ou uma esfera rígida preenchida com diferentes gases. Descubra porque alguns balões flutuam e outros afundam. Qual a relação deste fenômeno com o empuxo, que é uma força de sustentação de um corpo em um fluido?
Eletrostática. As cargas não são criadas, mas transferidas de um material para outro. Por atrito, carregue os balões e transfira as cargas, também por atrito, para a blusa de lã. Estando os objetos carregados, verifique a existência de dois tipos de cargas, positivas (+) e negativas (–) e observe de que forma elas interagem: atração ou repulsão.
Resistance in a Wire Screenshot
Resistência de um fio. Aprenda sobre a física da resistência de um fio condutor. Varie a resitividade, o comprimento e área do fio e oberve com varia a resistência elétrica. Observe que o tamanho dos símbolos na equação variam juntamente com as dimensões do fio.
Lei de Ohm. Veja como a lei de Ohm está relacionada a um circuito simples. Ajuste a voltagem e a resistência elétrica e veja como a corrente varia. Observe que o tamanho dos símbolos na equação vara para justar ao diagrama do circuito. 

Circuitos elétricos de corrente contínua. Monte circuitos elétricos contendo bateria, resistência, lâmpada, fios e chave, e meça a corrente e a voltagem elétrica. Verifique a validade de lei de Ohm e das duas leis de Kirchhoff. Estude a associação de resistores em série e em paralelo. Salve o seu circuito para carregá-lo quando desejar e usar, por exemplo, na sala de aula.
Campos elétrico e magnético cruzados. Projete partículas com diferentes massas e cargas em campos elétrico e magnético cruzados e observe o desvio das mesmas. Medindo o desvio da carga, é possível determinar a razão carga/massa da partícula e, portanto, caracterizá-la.
Capacitor. Veja como funciona um capacitor! Varie as dimensões das placas e adicione um material dielético para ver como a capacitância é afetada. Varie a voltagem e observe a carga no capacitor. Mostre o campo elétrico no capacitor e meça a voltagem e o campo elétrico.
Átomo de Bohr. No modelo de Bohr para o átomo, elétrons só deixam a sua órbita quando recebem ou emitem certa qantidade de fótons de luz. Verifique o comprimento de onda dos fótons emitidos ou absorvidos por elétrons em diferentes órbitas moleculares. Observe o espectro de emissão e abserção desses elétrons.
Sites de applets
Links
Site de simulação inerativa da Colorado University: Physical Education Technology (PhEt). Além de Física, há também simulações (appelts) de Química, Biologia e Matemática.
Para acessar o site, clique aqui.


VJC - Victoria Junior Colelge. Para acessar o site, clique aqui.

College Physics. Para acessar o site, clique aqui.
Hamlet é ua fonte de simulações e modelos para engenheiros. Para acessar o site, clique aqui.
Halliday, Resnick, Walker. Concept simulations. Para acessar o site, clique aqui.
NOA - Núcleo de construção de objetos de aprendizagem da Universiade Fedral da Paraíba. Para acessar o site, clique aqui.
Aplicativos
Links para os aplciativos



Java para Windows. Instale gratuitamente clicando aqui.




Adobe Flash Player para Windows. Instale gratuitamente clicando aqui.
Adobe Shockwave para Windows. Instale gratuitamente clicando aqui.




AGUARDE MAIS APPLETS!