19 de abr. de 2011

7.3. Fluxo de Sangue em Artéria

Clique sobre a figura para acessar o applet.

Antes de realizar esta prática, recomendamos verificar a seguinte animação sobre o Princípio de Bernoulli no link Princípio de Bernoulli (Clique aqui).

A relação entre a velocidade e a pressão exercida por um líquido em movimento é descrito pelo Princípio de Bernoulli: quando a velocidade do líquido aumenta, a pressão exercida pelo líquido diminui.
O avião decola por causa do Princípio de Bernoulli. Os carros de corrida se beneficiam deste princípio para manter as rodas traseiras na pista quando estão em alta velocidade.
A equação da continuidade relaciona a velocidade de um fluido em movimento num tubo à seção reta de área do tubo: quando o raio do tubo diminui, a velocidade de fluxo do fluido aumenta, e vice-versa. Esta animação permite você explorar o princípio dos fluidos. Você pode variar o diâmetro da seção reta do tubo e observar como varia a velocidade do fluido.
Na animação, o sangue flui, da esquerda para a direita, numa artéria com uma obstrução parcial. A posição é dada em milímetro (m) e o tempo em segundo (s). Uma plaqueta sanguínea se move no sangue através da artéria. Como o tamanho da obstrução (variável de 2 a 10 mm entre cada parede) afeta a velocidade do fluxo sanguíneo? A posição é medida em mm, o tempo em segundos, e a pressão em mm de Hg.

Dicas:
  1. Meça a velocidade da plaqueta sanguínea (em mm/s) antes e após a obstrução (use o botão “pause” em dois tempos diferentes do percurso da plaqueta).
  2. Usando a mesma técnica, meça a velocidade da plaqueta sanguínea (em mm/s) na região da obstrução.
  3. Altere o tamanho da obstrução e verifique se a velocidade da plaqueta varia apropriadamente. Comente os resultados.
  4. Como a obstrução afeta a pressão sanguínea? Posicione o detector em diferentes posições e anote o valor da pressão sanguínea.
  5. A pressão sanguínea obedece a equação de Bernoulli? Nota: A verificação quantitativa requer converter a pressão para Pascal.