20 de abr. de 2011

1.1. Introdução

Introdução ao uso dos Fislets
Esta ilustração do Fislet deve ser explorado como parte guia de estudo para ajuda-lo a visualizar e a entender muitos dos conceitos de Física apresentados no texto de apoio. Os Fislets pode envolver animações nas quais algumas grandezas variam com o tempo. Objetos se movem, interagem entre si e até colidem. Com freqüência, os Fislets oferecem controles (como aqueles disponíveis nos DVDs) para inciar e parar, pausar ou seguir passo-a-passo ao longo da animação. A ilustração também pode conter grades (linhas quadriculadas) para ajudá-lo a medir e manter a trajetória dos objetos nas coordenadas x e y. Ela também pode conter um relógio para medir o tempo real. Entretanto, as unidades das grades ou do tempo serão sempre especificados no texto da ilustração do Fislet. Por exemplo, nesta ilustração o tempo do relógio está em segundos e a distância em centímetros.

clique sobre a figura para acessar o applet.

Dicas:

  1. Observe as duas bolas em movimento na tela. Pratique usando os controles DVDs.
  2. Pause a animação e então posicione o cursor no topo das bolas e pressione o botão do mouse. Uma pequena janela amarela aparece na animação indicando as coordenadas x e y do cursor.
  3. Você pode localizer a posição da origem das coordenadas (0,0) nesta ilustração? Qual é o tamanho dos grids?
  4. Usando os controles DVDS e lendo o tempo no relógio, em que instante exato as duas bolas colidem?
  5. No instante da colisão, onde as bolas estão posicionadas?
Agora, habilite a Ajuda Interativa ("Interactive Help"), que pode ser usada para dar a você informações adicionais, pistas ou soluções para problemas propostos na ilustração do Fislet.